Acessibilidade: Moda Inclusiva e Pessoas com Baixa Visão

07/05/2020

Mylena Rodrigues

A convite da Luiza Tamashiro da página no Instagram @relab.criativo, participei de uma iniciativa para falar sobre moda inclusiva, pensando as dificuldades que uma pessoa com baixa visão pode ter ao escolher suas roupas.

Durante a semana Fashion Revolution Brasil, foram publicados textos e fotos de pessoas com deficiência, onde puderam falar um pouco de suas dificuldades.

Na plaquinha usada nas fotos, foi colocado a seguinte frase: "Quem fez minhas roupas?"

No meu texto, coloquei algumas questões:

Já parou pra pensar em como uma pessoa com baixa visão escolhe suas roupas?

Sou muito vaidosa e gosto de escolher o que vou usar. Uma das grandes dificuldades é saber a cor da roupa, muitas vezes confundimos o rosa com vermelho, o azul com o verde, entre outros.

E quando falamos em informações importantes como o tamanho da roupa, a dificuldade aumenta, já que a maioria das etiquetas tem as letras super pequenas. A etiqueta em braille seria uma opção, mas, cuidado, pois não são todas as pessoas com deficiência visual que sabem ler o braille.

Sentir o tecido da roupa, ajuda muito, particularmente adoro blusinhas que passo a mão e sinto a estampa, o desenho.

Muitas pessoas me perguntam se faço compras de roupa sozinha e a resposta é SIM, porém, quando estou sozinha a melhor opção é o celular, ele sempre me ajuda a tirar fotos e ampliar informações importantes que quero saber, ou até mesmo pra experimentar a roupa e saber se ficou legal.

Uma opção super acessível seria usar o código QR nas etiquetas e ter uma descrição da roupa, com informações importantes.

Pessoas com deficiência gostam de moda e querem ter autonomia pra fazer suas escolhas. Pensem nisso!

Para além desse texto, também coloquei um vídeo no meu canal no YouTube, o qual compartilho o link abaixo.

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora